quarta-feira, 31 de março de 2010

“A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, pois celebra o dia em que Jesus ressuscita de seu sepulcro.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade.” (Fonte: Kid-Café Escola – É ÓBVIO QUE EU PROCUREI NO GOOGLE)

E, obviamente, a civilização judaico-cristã-ocidental-consumista deu um jeitinho de criar um “samba do crioulo doido” e obrigar-nos a comprar e consumir muitos chocolates, deixando as crianças devidamente felizes e cariadas, e as grandes empresas com a burra cheia de dinheiro, E cadê o Grande JC nessa história toda, hein?
Enfim, Páscoa pra mim é um feriado feliz. Pra uma pessoa que odeia o Natal, como eu, a Páscoa me parece bem mais leve e simpática. Um feriadinho no meio do ano, super providencial pra quem espera ansiosamente pela vinda dos feriados (prazer, escrava nórdica!)
E a sexta-feira santa, apesar de ter toda aquela conotação religiosa da tristeza, me parece muito digna. Afinal, nada mais justo do que comer peixe em sacrifício (pra mim, comer peixe é realmente um grande sacrifício, odeio!), lembrando aquele que sofreu poucas e boas pra salvar esse mundinho sem salvação. Eu tento seguir como eu posso o recolhimento da sexta-feira da paixão. Acho um luxo as histórias dos “antigos” que diziam que nem rádio se ligava na sexta-feira santa, por respeito. Eu não vou tão longe, mas me resigno a assistir com mamãe os filmes religiosos na TV, com aquele Jesus loiro de olho azul meio fake, mas que sempre me faz chorar.
E só saio na sexta-feira depois da meia-noite, sob os protestos de mamãe que diz que só é Sábado de Aleluia depois que a gente dorme. Não sou tão religiosa assim também, né?
E me divirto com os porres memoráreis daqueles que ficaram a quaresma inteirinha abstêmios e querem chutar o balde no sabadão... ALELUIA!
Domingo de Páscoa é dia de comer bem, e sempre temos visitas. Gostaria de ter crianças em casa pra fazer caminho de pé de coelho com farinha e esconder ovos de chocolate no jardim, Muito fofo isso. Mas como não temos, uma tia sempre se encarrega de trazer uma singela caixa de bombom, e é o que basta para cumprir o ritual pra quem tenta disfarçar que tá de regime.
Eu realmente acredito que o GRANDE CARA subiu aos céus, renasceu. Se a gente vive sem querer renascendo todo dia, com um novo emprego, um novo amor, um filho ou um novo corte de cabelo, tal seria que ELE não ia voltar em grande estilo?
Enfim, FELIZ PÁSCOA pra todos! Vamos ressuscitar idéias, sonhos, alegrias... com um feriado prolongado pra curtir tudo isso com gostinho de chocolate!
Angel
****
Creio que JC não está nem aí pra esses feriados toscos criados em Seu nome. Mesmo porque ele não tem folga, nem tem participação nos lucros, não ganha nenhuma lasquinha fininha de chocolate e nunca fica com o brinquedinho. O coitado só leva a fama, as chicotadas, as cuspidas etc. Acho um feriado tão mórbido. Cenas sanguinárias em um Jesus tão ariano, com os figurantes todos morenaços.
Será que Ele, ao menos, é convidado a essas reuniões melancólicas de família, ou mesmo, ao coração delas?
Não acredito também nesse lance de quaresma, da mesma forma que não acredito que 40 dias sirva para algum tipo de regeneração. Tudo isso mais parece desculpas para curtir a ressaca moral deixada pelos porres e cagadas feitas em 4 dias de folia.
Não pensem que isso seja despeito por não ter uma família para me reunir, pois sou adotada por outras e, por uma imensa sorte, esta família é portuguesa. Isso quer dizer... um legítimo bacalhau português. Adoro!
Mas, creio que não deveriam inventar esses feriados comerciais para as pessoas que se amam possam se abraçar. Não deveria precisar tudo isso para que as pessoas passem um tempo com o pé no freio e leve uma vida mais saudável. Mesmo porque na Aleluia o povo compensa tudo e se entope de chocolate.
Sem contar que todas essas comemorações de JC realçam as diferenças sociais, sem querer levar pelo lado punk da coisa. Existem ovos de todos os tamanhos e com teores diferentes de gorduras, assim como há merluza em muita bacalhoada.
Mas, mesmo com essas controvérsias, vou curtir meu feriadão, acordar tardão e suplicar ao dentucinho:

Olha eu aqui, fofo!!
Balzak

Nenhum comentário: