quinta-feira, 12 de maio de 2011

Post para minha morte


A única verdade absoluta é a de que todo mundo vai morrer. Como bem descreveu Ariano Suassuna em “O Auto da Compadecida”, quando da morte de João Grilo: “Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo morre.”


Portanto, não faremos drama. Sei que não é agora que vou entregar a moeda ao barqueiro, afinal, erva ruim não é qualquer geada que mata. Mas um dia, eu partirei. Por isso deixo aqui algumas instruções úteis pra quando eu for cumprir a minha “sentença”, e espero que sejam seguidas à risca senão eu volto pra puxar os pés de vocês que estão lendo, ok?


Primeira coisa: não sejam econômicos. Quero pompa e glamour no meu funeral. Foda-se que vai custar caro, não sou eu que vou pagar mesmo. Se for necessário, façam um bazar relâmpago com minhas roupas, vendam o Bubu (Angelmóvel), parcelem as dívidas no cartão, se virem! Os meus sapatos faço questão que não sejam vendidos, serão devidamente rateados prazamiga que calçam 38 (sinto muito, a defunta aqui tem pés grandes).

Nada de caixão de madeira vagabunda. Serei uma morta reforçadinha (Gorda? Nem morta!) e a qualidade do caixão tem que ser de primeira. Chamem moços fortes e bonitos pra carregá-lo. Até depois de morta exijo gatos sarados à minha volta.


Caprichem na minha maquiagem, mas nada de peruice. A seriedade do momento pede cores clássicas. Tenho um estojinho do Boticário perfeito pra isso. Já escolhi como modelito pra ser enterrada meu tubinho preto básico. É um clássico que não sai de moda, muito fino e discreto. Nos pés, meu par de Arezzos bege salto 12. Não esqueçam da escova no cabelo. Morta elegante.


Não descuidem também do visual de vocês. Nada de roupa colorida, galera! Todo mundo de preto, que impõe seriedade e luto, muito adequados ao momento. Óculos escuros são acessórios indispensáveis para esconder os olhos marejados de lágrimas (chorem discretamente, chorar berrando é coisa de gente barraqueira!)


Rezem pra São Pedro criar um clima também, com um dia chuvoso e cinzento. E usem guarda-chuvas pretos pra acompanhar o féretro e combinar com a roupa de vocês. Tipo enterro de filme americano, saca?


Ah, outro item muito importante: as flores. Quero muitas, mas nada de crisântemo que é coisa de pobre! Tulipas que são as minhas preferidas e angélicas em minha homenagem. E onde vocês vão achar tulipas e angélicas? Não é problema meu, mandem importar e paguem o preço da finesse!

Trilha sonora: acho de bom tom que toque “Knockin' on Heaven's Door” na versão original do Bob Dylan quando forem acompanhar meu corpitcho até o túmulo. É Dylan, é clássico, e eu já quero ir batendo na porta do céu antes de ser enterrada pra não correr o risco de ir pro inferno. Instalem caixas de som em volume discreto por todo o cortejo. Nada de música alta, não é baile funk, é enterro!


Meu túmulo tem que ser luxuoso e elegante. Quero uma réplica em mármore Carrara da Pietà de Michelangelo. Vai custar caro pra cacete, acho bom vocês começarem a guardar as economias pra isso.

Consolem mamãe, mas não abracem muito, ela não gosta de gente pegajosa.


Enfim, basicamente, é isso. Sintam muito a minha falta e me deixem descansar em paz!


Angel

Um comentário:

Balzaks disse...

Defunta fresca!! Mas concordo com os trajes. Padroniza o evento,tirando a cara de churrasco de laje. Achei digno. Mas creio que vou ter que recusar o convite, por compromissos anteriormente assumidos (tô pobre). Mas eu divulgo no blog. Não precisa agradecer.